statcounter

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Mudanças...

Esta semana tive a minha última consulta com o psicólogo.

 Segundo parece depois daquela fase mesmo negra que passei desde o verão até Outubro mais ou menos estou a conseguir reequilibrar-me.

Digo a conseguir pois embora o psicólogo me tenha dito que estou bem, e que ache que o meu mau estar tenha sido uma resposta natural às mudanças, e problemas com que tive de lidar no ano passado, há dias em que ainda não me sinto eu.

Falar, escrever, ir ao psicólogo, encerrar o capítulo do casamento, mudar de casa e finalmente começar a tese... tudo isto ajudou a que a pouco e pouco eu me sinta de novo mais forte, durma melhor, esteja mais capaz de ultrapassar as dificuldades que aparecem num doutoramento.

Disto tudo trago comigo algumas coisas que me mudaram para a vida, uma é que tenho de ser mais assertiva, dizer o que me magoa quando me magoa, pois ainda que não vejamos as coisas acumulam-se e no longo prazo afectam-nos de uma maneira que não antecipamos. Outra das coisas que é essencial ser disciplinado, sobretudo com o sono, eu sempre tive dificuldade em ter horários de dormir muito regulados e sofro de insónia desde criança, mas alguns dos meus comportamentos também influenciam este padrão de sono. A outra é que tenho de ser menos independente, contar com as pessoas que gostam de mim, porque não estou sozinha no mundo, de modo que não devo agir como se estivesse.

Ainda assim estou grata por me sentir já um pouco mais capaz de ter uma vida normal, de voltar a ter força para estabelecer objectivos outros que apenas sobreviver, e de voltar a ter gosto pela vida, de voltar a ter um pouco mais de bom humor, de deixar um pouco de amargura que se tinha colado a mim para voltar a ser a pessoa mais empática e optimista que sempre fui.

Agora é agarrar-me ao trabalho de doutoramento com unhas e dentes... Até porque não percebo nada do que estou a fazer.. Mas isso é assunto para outro post.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Tese e Desafios

Eu acho que me tinha esquecido como é começar algo.  Tive o mesmo trabalho por 10 anos, aprendi imensas coisas lá, mas com o tempo habi...